Hora do xixi, petiscos e distração: soluções simples

Tempo de leitura: cerca de 1 minuto e 15 segundos

A gente costuma recomendar o uso de petiscos de alto valor para aumentar a motivação e acelerar o processo de adestramento. Afinal, um cachorro fica muito mais animado para aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo quando ganha um pedaço suculento de frango como recompensa — em vez de um biscoitinho seco.

Mas e quando esse entusiasmo vira distração?

Quando usamos petiscos mais atrativos, como carne de verdade ou queijo, a hora do banheiro pode virar um verdadeiro espetáculo. Como esses alimentos precisam de refrigeração, muitas vezes é preciso ir até a geladeira, cortar um pedacinho e levar pra fora. Nesse tempo, o filhote já está pulando nos seus pés esperando o petisco — e fazer xixi acaba sendo a última coisa na cabeça dele.

Se seu filhote começa a pular e girar ao seu redor assim que vê os petiscos, aqui vão algumas dicas pra tornar cada ida ao banheiro mais tranquila e produtiva:

  • Separe alguns pedacinhos do petisco e coloque num saquinho tipo ziplock. Guarde no bolso uns 15 a 20 minutos antes de sair com seu filhote. Esse tempo ajuda o filhote a esquecer que o petisco está ali.
  • Ou, coloque os pedacinhos em um potinho fechado e deixe na sombra do lado de fora, longe do alcance do cão. Faça isso também com uns 15 a 20 minutos de antecedência. Só lembre de cuidar com o tempo que o petisco fica fora da geladeira, pra não estragar.
  • Outra boa opção são os petiscos liofilizados, como frango ou fígado. Eles também são de alto valor, não precisam de refrigeração e podem ficar sempre à mão — no bolso ou em uma pochete de petiscos. Como esses petiscos ficam disponíveis o tempo todo, o filhote acaba se acostumando e para de se distrair com eles na hora do xixi.